Hey soul uke!

Hoje voltei a ver aquele vídeo do TRAIN no YouTube com a música Hey soul sister.

Fiquei realmente impressionado com a marca de visualizações qu eles atingiram: hoje eu vi o numero de 250.068.685, ou seja mais de 250 milhões de reproduções. É lógico que eu reputo todo esse sucesso ao uso do ukulele tenor muito bem tocado e arranjado. Claro que estou sendo parcial… toda a música é muito bem produzida e merece todo o sucesso obtido.

Entretanto a verdade pode estar mais próxima de mim: Patrick Monahan, o vocalista líder do Train e um dos compositores da música foi quem disse ao guitarrista Jimmy Stafford que ele tinha que utilizar um ukulele ao invés da guitarra para dar o balanço na música. Jimmy foi buscar na Internet aulas de como tocar ukulele para fazer aquela performance que ficou na história.

E como Patrick Monahan teve essa idéia? Foi depois de fazer um trabalho com o duo norueguês Espionage composto por Espen Lind e Amund Bjorklund.

Patrick dizia a Lind que não encontrava na guitarra o som que ele buscava para a sua nova música Hey soul sister. Lind sugeriu então o uso do ukulele e Patrick achou que ele estava brincando. Mas Lind pegou um ukulele e fez os acordes deixando Patrick Monahan encantado com a diferença.

Para Patrick os versos da música passaram a dançar ao ritmo do ukulele, o que não faziam com a guitarra.

Eu digo que é mais do que isso Patrick: não só os versos mas também nossas almas dançam ao som dos ukuleles!

#nosamamosukulele

Spread the love